Curso de Geopolítica e Relações Internacionais 

Curso de Geopolítica e Relações Internacionais 

COLÉGIO SANTA MARIA

03 Janeiro 2018 | 07h30

Autoria: Haroldo de Godoy Bueno

 

Esse curso, oferecido ao 9º ano do Santa Maria, propõe simulações de fóruns e organizações ligados às Nações Unidas com temas relacionados às diversas questões da Geopolítica e das Relações Internacionais. Os alunos desempenharam o papel de diplomatas, com o objetivo de debater os problemas da realidade geopolítica mundial, assumindo as posições dos países por eles representados na simulação dos diferentes fóruns e organismos internacionais  ao longo do ano.

 

O processo envolveu discussões prévias para decidir os temas  que seriam  discutidos no  bimestre, tendo os alunos como protagonistas das escolhas, pesquisas atualizadas  dos acontecimentos,  exposições orais e oportunidade confrontar  suas ideias  com os demais alunos e defender firmemente  a posição  do Estado representado.  Debates, debates.

 

Em seguida, iniciavam as pesquisas para se familiarizarem com o tema escolhido e finalmente dava-se início à simulação dos fóruns ou organismos internacionais, com debates entre eles. Em todas as simulações foram exigidos trajes formais para representantes diplomáticos. Os alunos levaram muita a sério todo o processo e realizaram acaloradas discussões e debates.

Ao longo o ano foram definidos quatro eixos temáticos, um  para cada bimestre:

– Guerra Fria/seminários

– A questão palestina e o conflito árabe-israelense/ Simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas

– Terrorismo e crimes de Guerra/ Simulação do Tribunal Penal Internacional

– Aquecimento global e mudanças climáticas/ Simulação do Acordo de Paris  Cop 21 Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima

Simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas – A questão palestina

Simulação do Tribunal Penal Internacional – Julgamento de J. Stalin