A verdadeira reforma na educação começa de dentro para fora

A verdadeira reforma na educação começa de dentro para fora

COLÉGIO SANTA MARIA

22 Fevereiro 2017 | 11h28

Reuniões de formação continuada de professores podem se transformar em

“Comunidades Profissionais de Aprendizagem”. O que é isso? CPA é um grupo de docentes e administradores que reúne-se periodicamente e trabalha colaborativamente para avaliar as práticas de ensino em relação à aprendizagem dos alunos e, consequentemente, adaptá-las para atender às constantes mudanças das necessidades dos alunos de hoje.

 

Qual a diferença entre CPAs e as tradicionais reuniões de formação continuada?

 2202_a1b82f_d46b26868abf4ebbb6c6ef2f08ff65ca

O modelo conhecido como CPA parte do princípio de que o principal objetivo da escola não é que os professores ensinem, mas sim que os alunos aprendam. Esta pequena mudança de paradigma – foco no ensino X foco na aprendizagem – por si só, já representa uma mudança cultural com relação ao conteúdo das tradicionais reuniões pedagógicas.

 

CPAs são grupos de educadores que se reúnem regularmente, compartilham experiências e trabalham colaborativamente para buscar melhores práticas acadêmicas que tenham impacto direto na performance dos alunos.

2202_a1b82f_0626eb3668ee4b8db9cf200b1dd88f9e

Os encontros são mediados e conduzidos através de protocolos e outras ferramentas colaborativas que promovem discussões produtivas e reflexivas sobre qualquer tema, a partir de diferentes fontes: textos, vídeos, produções dos alunos, dilemas profissionais etc.

 

Estas técnicas colaborativas tornam pública a prática de ensino e permitem desenvolver uma cultura escolar colaborativa. Os professores envolvem-se de maneira reflexiva e ativa na busca por melhores práticas que resultem em mais aprendizagem.

 

Como liderar e facilitar Comunidades Profissionais de Aprendizagem

 

Workshop pela primeira vez em português

Dias 8 e 9 de abril

Prisma Centro de Estudos – Colégio Santa Maria

Informações: contato@flagtime.org

Inscrições: flagtime.org/sribrazil2017pt e/ou QR CODE (abaixo)

2202_SRI_BR