A importância da Inferência para a Interpretação Textual

A importância da Inferência para a Interpretação Textual

COLÉGIO SANTA MARIA

23 Janeiro 2018 | 07h30

Autoria: Vanini Andolfato Mesquita

Durante todo o ano de 2017, o 5º ano do Colégio Santa Maria promoveu diversas atividades para o trabalho com inferência.

O texto não se reduz à palavra, por isso é importante aprender a ler outras linguagens, não só a escrita.

Ler é um exercício. Levantar hipóteses, analisar, comparar, relacionar são passos que auxiliam nessa tarefa. Entretanto, existe uma habilidade que merece destaque: a inferência. Esta foi uma das habilidades desenvolvida durante todo o ano.

Na prática, como isso pode ajudar na interpretação?

Ao ler um texto, as informações podem estar explícitas ou implícitas. Inferir é conseguir chegar a conclusões a partir dessas informações. Para encontrar a essência do texto, é preciso partir dos fatos e procurar o sentido que eles querem estabelecer.

O livro: A invenção de Hugo Cabret, trabalhado no 4º bimestre, auxiliou ainda mais o desenvolvimento desta habilidade. O recurso das imagens possibilitou que a interpretação não é simplesmente descrever os fatos, mas acrescentar sentido a eles com consistência.

Acredito que quando a área de atuação é a escola, falar de interpretação é falar de inferência, de conclusão. Então fica a dica: ao ler um texto, uma imagem, uma charge, busque sempre sua essência.