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Brincar: antídoto para o estresse infantil

"Brincar é mais que aprender, é uma experiência essencial, um modo de decidir como percorrer a própria vida com responsabilidade"

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Por Colégio Santa Amália
Atualização:
 Foto: Estadão

O estresse é uma reação do organismo diante de situações  difíceis ou excitantes epode ocorrer em crianças de qualquer idade, independentemente do sexo. Ele pode se manifestar por meio de sintomas físicos ou psicológicos.

 

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 O tema é preocupante. Agendas diárias repletas de compromissos estão contribuindo para gerar crianças estressadas e comprometendo o desenvolvimento infantil. Muitos pequenos têm um rol de atividades de tirar o fôlego de qualquer adulto: natação, inglês, equitação, tênis, futebol...

Os especialistas afirmam que essa exposição a uma rotina sobrecarregada de afazeres pode transformar as crianças em adultos com propensão a doenças coronarianas, diabetes, uso de drogas e depressão. É mesmo inquietante!

Além disso, sabe-se que acontecimentos corriqueiros como frustração ou aflição frequentes, brigas na escola ou na família, críticas e a desaprovação dos pais,"bullying" e atividades em demasia também são desencadeadores do estresse. O excesso de coisas, opções, informações e excesso de rapidez levam ao estresse. Quando as crianças estão sobrecarregadas, elas não têm tempo para explorar, refletir e liberar tensões diárias.

Certas situações de forte impacto, como a morte de alguém próximo, um acidente, a agressão física, o abuso sexual, o qual gera no organismo uma espécie de intoxicação, provocam a queda daimunidade e deixam a criançamais exposta a infecções, por exemplo. Crianças estressadas, então, estão mais vulneráveis às doenças.

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Sabe-se, também, que os pais estão cada vez mais preocupados com a formação de seus filhos, antevendo os obstáculos que estes encontrarão no futuro, especialmente no mundo do trabalho. A preocupação é pertinente, mas a forma de amenizá-la é que preocupa.

O antídoto para o estresse infantil está no tratamento respeitoso e amoroso, na harmonia dos horários, na alimentação saudável e no brincar. Brincar é mais que aprender, é uma experiência essencial, um modo de decidir como percorrer a própria vida com responsabilidade. É fato que a brincadeira é essencial!

Para as crianças, o brincar e o jogar são modos de aprender e de se desenvolver. Não importa que não saibam disso. Ao fazer essas atividades, elas vivem experiências fundamentais. Daí porque se interessam em repeti-las e representá-las até criarem ou aceitarem regras que possibilitem compartilhar com colegas e brincar e jogar em espaços e tempos combinados.

Contudo, ao se desenvolver, a criança não quer só brincar de, ela quer brincar com. Jogos sempre foram experiências de troca. Daí a importância de estabelecer contratos, fixar limites de espaço e tempo, definir objetivos. Realizar um percurso é uma das brincadeiras preferidas das crianças. Mesmo que não saibam, elas estão representando e se preparando para repetir outro percurso que nos foi concedido ao nascer. Percorrer a vida é a tarefa, o problema ou o desejo de todos nós. Não escolhemos a vida, mas devemos escolher os modos de vivê-la. O caminho percorrido não volta. O caminho a percorrer deve ser decidido aqui e agora. Nos jogos, é possível repetir e criar regras, errar e começar de novo. Graças a isso, o outro percurso ganha sentido e passa a ser vivido com mais liberdade e responsabilidade.

Maria Zélia Dias Miceli

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Gestora/Colégios Santa Amália/Liga Solidária

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