PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Ex-aluno, Ayrton Senna ganha primeiro museu a céu aberto no mundo

Colégio Rio Branco será um dos locais de exposição das obras de arte

Atualização:

Ayrton nos tempos de estudante (Arquivo Rio Branco) Foto: Estadão

No próximo dia 20, quinta-feira, é celebrado o aniversário de 25 anos do tricampeonato mundial de Fórmula 1 conquistado por Ayrton Senna. Para comemorar essa data, a BB Editora e o Instituto Ayrton Senna lançam a "Ayrton Senna Parade", o primeiro museu a céu aberto do mundo sobre a trajetória do piloto na Fórmula 1. As 11 esculturas inéditas, assinadas pelo artista Rafael Sanches e feitas em aço, estarão de 20 de outubro a 15 de novembro em 12 pontos distintos de São Paulo e cidades próximas. Em seguida, a coleção ficará exposta no Autódromo de Interlagos, onde permanecerá por tempo indeterminado. "Sem sombra de dúvida, esse projeto é um dos mais especiais e diferenciados feitos em homenagem ao Ayrton Senna. O Museu terá estátuas para esse nosso eterno piloto", salienta Baroni Neto, diretor geral da BB Editora.

PUBLICIDADE

Para Bianca Senna, diretora de Branding do Instituto Ayrton Senna e sobrinha do tricampeão mundial de F-1, a homenagem será mais uma forma de continuar espalhando o legado do tricampeão pela cidade onde o piloto nasceu e foi criado.

"O Ayrton tem uma ligação muito grande com todos os brasileiros e também com a cidade de São Paulo. Os fãs do meu tio sempre pediram um espaço para que pudessem recordar dele e essa é uma homenagem que estamos dedicando para todos que têm um carinho grande pelo Ayrton", diz Bianca.

11 esculturas estarão expostas pela cidade ( Foto: Marcelo Souza/BB Editora)

Além das estátuas expostas, o projeto terá também a edição de um livro: Ayrton Senna, um herói moldado de alma, coração e aço! A obra reúne em seu escopo o esboço, ainda no papel, da criação e desenvolvimento das estátuas, além de textos retratando cada um dos temas de cada escultura. O livro também traz miniestátuas iguais às que serão expostas, que serão entregues junto com a comercialização da obra. "Nos 11 anos de Fórmula 1, tentamos ser fiéis a cada grande momento do piloto. Chegamos ao melhor de Ayrton Senna", sintetiza Rafael Sanches, artista responsável pelas estátuas.

A parceria BB Editora e Instituto Ayrton Senna iniciou-se em 2014, com a edição do livro "Senna - A história do Tetra - Tricampeonato". A obra revisitou a prova do Japão em 1989, quando uma polêmica decisão da FIA tirou do piloto a chance do "tetracampeonato" mundial.

Publicidade

Localização das estátuas:

o 3 Aeroportos (Guarulhos, Congonhas e Viracopos)

o Sede do Twitter em São Paulo

o Federação das Indústrias de São Paulo - FIESP

o Esporte Clube Pinheiros

Publicidade

o Colégio Rio Branco  - Unidade Higienópolis (onde Senna estudou)

PUBLICIDADE

o Shoppings Morumbi, Anália Franco e Eldorado

o Autódromo de Interlagos

Sobre o Instituto Ayrton Senna. Há mais de 20 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. Estamos em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação.

Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem trabalhamos no dia a dia, produzimos, sistematizamos e validamos conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia.

Publicidade

Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, estamos em 17 Estados e mais de 660 municípios, apoiamos a formação de mais de 70 mil profissionais por ano e beneficiamos a educação de mais de 1,9 milhão de alunos por ano. www.institutoayrtonsenna.org.br

Fonte: Instituto Ayrton Senna e BB Editora.

O Colégio Rio Branco orgulha-se por ter tido o querido Ayrton Senna como seu aluno, um ícone mundial do esporte e um exemplo para a sociedade. Visite e prestigie uma das peças que homenageiam o ídolo, na Unidade Higienópolis do CRB!

Opinião por Colégio Rio Branco
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.