Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Empreendedorismo e Neurofit: Projetos inovadores marcam o segundo semestre

Os dois novos programas contam com importantes parcerias internacionais

PUBLICIDADE

Atualização:

       

PUBLICIDADE

O segundo semestre começou a todo o vapor, cheio deprojetos promissores para o apoio à aprendizagem e potencialização de resultados. Um deles, com foco nos currículos internacionais e nas principais competências exigidas na atualidade é o módulo eletivo de Empreendedorismo, cujo objetivo é desenvolver competências e habilidades fundamentais nos alunos, para uma visão empreendedora de seus projetos de vida.

Para se tornar um empreendedor de sucesso é preciso desenvolver competências emocionais como autocontrole, autocrítica, disciplina, organização e, acima de tudo, liderança. Em encontros semanais,  liderados por profissionais, os alunos poderão, em grupo, gerenciar projetos que exigem o desenvolvimento de todas essas competências, além dos elementos de gestão do seu próprio negócio. Para essa eletiva, o Colégio Rio Branco firmou importante parceria com a plataforma Dreamshaper, ligada à ONG portuguesa Acredita Portugal, que realiza uma olimpíada de Empreendedorismo anualmente, atingindo mais de 50 mil estudantes europeus. No Brasil, tem o apoio da Fundação Lemann e de professores da Universidade de Harvard e Stanford.

Como funcionam os Módulos Eletivos do Col

égio Rio Branco:

Publicidade

São atividades optativas direcionadas aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, certificadas e gratuitas, que contemplam o desenvolvimento de projetos em  áreas, como: Tecnologia, Enem, Iniciação Científica, Responsabilidade Socioambiental e Monitoria. Os módulos também incluem conteúdos preparatórios para o ingresso em universidades internacionais. Outra importante novidade é o

Programa de Otimização Cognitiva - Neurofit CRB

, que aplica a Neurociência ao aprendizado, por meio de exercícios que visam estimular habilidades como, percepção, atenção, memória e raciocínio lógico. À luz do conhecimento das correlações cérebro-função-aprendizado, o projeto tem como objetivo geral, a otimização das habilidades cognitivas dos alunos, com vistas a ampliar a expressão de potencialidades e melhora do desempenho acadêmico. Pesquisas recentes afirmam, por exemplo, a importância da memória operacional (MO), ou seja, da capacidade de reter e manipular informações por breves períodos de tempo para estudantes e vestibulandos. O Neurofit CRB é pioneiro e está em fase inicial. Para que aconteça, foram selecionadas algumas séries escolares para a sua implantação, do 6º  ao 9º ano do Ensino Fundamental, assim como o 1º ao 3º do Ensino Médio. Os estudantes podem se beneficiar com o treino cognitivo que incluem atividades disponíveis na plataforma Q-Mágico - já utilizada pelo Colégio. Os treinos e o projeto são de extrema importância para os alunos que almejam melhorar sua performance e desempenho, para os que se encontram em fase preparatória para o vestibular e testes de resultados e, também, àqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem.

Opinião por Colégio Rio Branco
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.