A importância das experiências na transição entre infância e adolescência

A importância das experiências na transição entre infância e adolescência

Colégio Bis

20 Abril 2017 | 11h56

*Por Profª Ludmila Mourão

Com certeza você se lembra de algo marcante que aconteceu na transição da sua infância para a adolescência, não é verdade? Isso porque muito do que acontece nessa fase é transformado em lembranças e memórias.

Grandes experiências fazem parte de qualquer fase da vida. Entretanto, o que acontece na transição dessas fases consegue ganhar uma amplitude ainda maior. Isso porque a criança e o adolescente possuem uma capacidade de absorver e discernir informações e conhecimentos, que com o passar dos anos torna-se mais difícil devido à demanda do dia a dia de uma vida adulta.

Imagine então se uma criança ou adolescente com essa capacidade de absorção de conhecimento vive em um ambiente que incentiva o aprendizado e a prática de outras línguas, ou então promove atividades extracurriculares que envolvem tudo aquilo que eles vêm aprendendo?


Iniciativas que envolvem troca de informações e vivências diferenciadas são muito positivas para o bem-estar e desenvolvimento dos alunos, que dependem das oportunidades que lhes forem oferecidas para se constituírem como seres humanos. Portanto, é imprescindível valorizar todos os estímulos possíveis – inclusive o motor – para que construa habilidades desde os primeiros anos de vida e que serão fundamentais para um crescimento saudável.

No Colégio BIS, por exemplo, há três anos 20 alunos se classificam para participarem anualmente de uma competição cultural em Londres, chamada British English Olympics – BEO. Nesta competição os alunos têm a oportunidade de vivenciar uma jornada inesquecível, porque eles vivem a experiência de um intercâmbio cultural entre 11 e 16 anos. É um grande desafio para eles, mas também um momento de superação e ganho de autonomia, responsabilidade e maturidade.

O impacto do conhecimento e de vivências diferenciadas na vida de crianças e adolescentes favorece o desenvolvimento da construção de uma sociedade produtiva e sustentável, com boas relações interpessoais e saudáveis emocionalmente.

Estudos e pesquisas comprovam que a maneira mais econômica e eficiente de contribuição ao desenvolvimento de uma nação é investindo nas gerações futuras.

Muito tem sido feito na área da Educação com o advento de muitos avanços. Continuemos fazendo a nossa parte!

Alunos do Colégio BIS na competição BEO 2017

Alunos do Colégio BIS na competição BEO 2017

0 Comentários