As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Confira dicas para ajudar o seu filho na fase da alfabetização

Thais Gonzales

25 Setembro 2017 | 17h24

Aprender a ler e a escrever é um marco real na vida de qualquer criança. A escola desempenha seu papel, proporcionando ao aluno as condições necessárias para uma aprendizagem efetiva e tranquila. Em casa, é fundamental que o mesmo aconteça.

A alfabetização, muitas vezes, deixam as famílias ansiosas. É importante saber que essa é uma jornada na qual os alunos pensam sobre a escrita, levantam hipóteses sobre o que ela representa e sobre como escrever, antes mesmo de escreverem convencionalmente. Estar alfabetizado é compreender o que se lê e não apenas decifrar o código. Portanto, leva-se tempo.

Segundo a coordenadora Eunice Tenório, do Colégio Alicerce, o processo de apropriação da leitura deve acontecer sem trauma algum. “A família deve ser muito parceira da escola entendendo e respeitando que cada criança tem seu ritmo para toda e qualquer aprendizagem, sobre tudo na aquisição da leitura”, ressalta.

Além de confiar nas estratégias que o professor tem usado em sala de aula, os pais podem fazer algumas ações para ajudar as crianças a explorar esse novo universo. Confira:

 Seja exemplo: a principal mensagem às famílias é que sejam exemplos de leitores para os pequenos.

Passeios: frequente livrarias e dê aos seus filhos a oportunidade de manuseio de exemplares diversos.

Olhos atentos: trabalhe sempre que possível a “leitura incidental”, ou seja, observar placas de ruas, outdoor, propagandas e outros materiais.

Mão na massa: peça ajuda da criança para encontrar os produtos desejados nos supermercados ou para fazer a lista de compras.