As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Confira 5 ações que estimulam a imaginação das crianças

Thais Gonzales

08 Maio 2018 | 21h07

Criar, sonhar e imaginar é fundamental para qualquer idade, mas quanto antes começar a estimular, melhor. Saiba como instigar a imaginação da sua criança.

“Quando ela imagina,  brinca de faz de conta, pode vivenciar papéis diferentes, pode ser autônoma e criadora, estabelecendo ligações sobre o que somos, podemos ser e fazer”, explica a coordenadora Cristiane Fernandes, do Colégio Alicerce.

Segundo ela, a criatividade e a imaginação andam lado a lado. Assim, quem tem pouca fantasia, consequentemente, reduz a criatividade. “É preciso brincar, e muito. É comum vermos crianças usarem objetos do dia a dia e modificá-los, como pegar uma colher e transformá-la em um microfone. Cabe ao adulto incentivar isso”, ressalta.

A leitura é sempre indicada para o desenvolvimento da imaginação, mas não só ela. A coordenadora sugere que as famílias deixem um ambiente com recursos que estimulem as fantasias próprias da infância, como brinquedos, jogos, livros, música.

“Desenvolvemos aos poucos a capacidade de perceber e compreender o universo que nos cerca. Por isso, após uma leitura, faça sempre questionamentos para exercitar a interpretação”, acrescenta.

Confira outras 5 ações que estimulam a imaginação das crianças:

  • Contar histórias: os contos de fada ajudam a desenvolver a imaginação, trabalham a socialização, a percepção de mundo, auxiliando na construção da identidade e no desenvolvimento da autonomia da criança;
  • Deixe disponíveis caixas de papelão que podem ser exploradas de diferentes formas: podem se transformar em trens, navios piratas, armários, camas, berço para boneca etc;
  • Utensílios domésticos, como colheres de pau, conchas, potinhos, entre outros,ajudam a criar uma brincadeira de casinha, de feitiço;
  • No banho ou no quintal, crie brincadeiras com água;
  • Instrumentos musicais e teclados de computador criam ótimas oportunidades.