PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

Universidade de Franche-Comté oferece as bolsas Victor Hugo

Foto do author Andrea Tissenbaum
Por Andrea Tissenbaum
Atualização:

Université de Franche-Comté | Foto: Ludovic Godard, via Wikimedia Commons

As bolsas Victor Hugo são destinadas exclusivamente a estudantes Latino-americanos. Inscrições até 31/01.

PUBLICIDADE

Uma das mais antigas universidades francesas, a Université de Franche-Comté foi criada em 1423 pelo duque de Borgonha. Localizada próxima à fronteira com a Suíça, tem seu principal campus na cidade de Besançon, na França e também está presente em mais 4 cidades da região. Seus cursos, com enfoque multidisciplinar, perpassam todos os grandes domínios acadêmicos.

A bolsa de estudos Victor Hugo, oferecida pela Université de Franche-Comté, é destinada a estudantes da América Latina (América Central, América do Sul e Caribe), de línguas portuguesa e espanhola, e do Haiti.Com duração de um ano - julho de 2018 a junho de 2019 - contempla determinados programas de mestrado ou doutorado.

Estudantes interessados têm até o dia 31 de janeiro de 2018 para enviar seus dossiês.

Para o nível Master, mais de 30 programas diferentes foram disponibilizados, com opções nas áreas de humanas, exatas e biológicas. Conheça a lista dos programas AQUI.

Publicidade

> Confira os programas disponíveis para o Doutorado:École doctorale Environnements-santéÉcole doctorale Langages, espaces, temps, sociétésÉcole doctorale Carnot-PasteurÉcole doctorale Sciences physiques pour l'ingénieur et microtechniques

Os benefícios da bolsa incluem as taxas de inscrição da universidade, um quarto individual na residência universitária, duas refeições por dia no restaurante universitário, a assinatura do serviço de internet durante 12 meses e também um curso intensivo de francês durante dois meses (julho e agosto) no CLA - Centre de Linguistique Appliquée de l'Université de Franche-Comté.

>> Critérios para candidatura: - Ter nacionalidade de um país da América Latina de língua espanhola ou portuguesa ou do Haiti e morar em um destes países no momento da candidatura. - Ter menos de 35 anos para o Master (para o doutorado não há limite de idade) - Projeto de pesquisa para alguns programas de Master - Para os programas de doutorado - projeto de pesquisa e trabalhos de pesquisa já realizados

> Documentos a serem apresentados: - Formulários de inscrição - Carta de motivação em francês - Curriculum vitae em francês - Cópia do registro de nascimento ou um registro de status civil com tradução oficial - Cópia autenticada dos diplomas, títulos ou certificados obtidos - Histórico escolar original (certificado pela instituição que concede o diploma universitário). Não é necessário traduzir o documento. - Certificado de proficiência em francês, de preferência o TCF - French Knowledge Test. Certificados emitidos pela Aliança Francesa ou por outro instituto de línguas também serão aceitos - No caso de validação da experiência profissional, é necessário enviar cópia dos certificados de prática e / ou emprego com as funções desempenhadas, nível de responsabilidade, duração etc.

>> Todos os documentos devem ser enviados eletronicamente em formato .pdf, para o seguinte e-mail: bvh@univ-fcomte.fr

Publicidade

O anúncio dos resultados será divulgado em abril. Saiba mais sobre a bolsa AQUI.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Sobre o Campus France Presente em mais de 110 países, Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. A agência é ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. No Brasil, está vinculada ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França. A agência Campus France Brasil oferece orientação personalizada e gratuita aos interessados em estudar na França e também centraliza o procedimento de candidatura para grande parte das universidades do país europeu. Atualmente, conta com escritórios em São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionaisEntre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no Facebook Twitter.

* Fonte: Campus France

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.