Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

Bolsas na universidade Franche-Comté, na França

PUBLICIDADE

Foto do author Andrea Tissenbaum
Por Andrea Tissenbaum
Atualização:

Université de Franche-Comté | Foto: Ludovic Godard, via Wikimedia Commons

Estão abertas as candidaturas para a Bolsa Victor Hugo, da Université de Franche-Comté, na França. Dossiês devem ser enviados antes de 17 de fevereiro de 2017.

PUBLICIDADE

Criada em 1423, a Franche-Comté fica em Besançon e é uma das mais antigas universidades francesas. O programa de financiamento tem duração de um ano (2017-2018) e é focado em determinadas opções de mestrado ou doutorado. 

Benefícios- Taxas de inscrição da universidade,- Quarto individual na residência universitária, - Refeições no restaurante universitário, - Assinatura do serviço de internet durante 12 meses - Curso intensivo de francês durante dois meses (julho e agosto) no CLA - Centre de Linguistique Appliquée de l'Université de Franche-Comté.

Para mais informações sobre a Bourse Victor Hugo na Université de Franche-Comté, visite o site do Campus France Brasil, agência do governo francês para promoção do ensino superior.

Bolsas para brasileiros Quem quer estudar na França, mas não tem dinheiro para realizar este sonho, pode contar também com outras opções de bolsas de estudo. O Campus France desenvolveu uma ferramenta de busca de financiamento para estrangeiros, chamada CampusBourses. O catálogo apresenta mais de 200 opções de bolsas para brasileiros.

Publicidade

A ferramenta está disponível no site do Campus France Brasil e possui informações sobre bolsas oferecidas pelos governos francês e brasileiro, pelas regiões francesas e pela União Européia. Também cobre programas de organizações internacionais não-governamentais e instituições de ensino. Para realizar a busca, é necessário indicar nacionalidade, área e nível de estudos.

As bolsas tem prazos de candidatura e critérios específicos, que são informados nos seus editais. O candidato deve ficar atento ao calendário do programa de financiamento escolhido.

Sobre o Campus France Presente em mais de 110 países, Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. A agência é ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores.  A agência Campus France Brasil oferece orientação personalizada e gratuita aos interessados em estudar na França e também centraliza o procedimento de candidatura para grande parte das universidades do país europeu.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Siga o Blog da Tissen no Facebook e no Twitter

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.