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Blog dos Colégios | Berlitz

Bilinguismo: quanto mais cedo, melhor!

 

Por Berlitz Brasil
Atualização:

 

 

 

 Foto: Estadão

 

*Rosemary Paulon

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A primeira infância, do nascimento até os primeiros cinco anos de vida, é um período  marcado por intenso processo de desenvolvimento. É uma fase determinante para a capacidade cognitiva e a sociabilidade, pois o cérebro absorve facilmente todas as informações que chegam até ele. Segundo especialistas, as crianças nessa fase precisam de oportunidades e estímulos, para que possam desenvolver cada uma de suas aptidões.

No entanto, muitos pais consideram que o aprendizado de um segundo idioma na infância pode acarretar atraso no desenvolvimento da comunicação de seus filhos.Pesquisas mostram que as crianças são muito receptivas ao aprendizado de um segundo idioma. A pronúncia e a fluência evoluem naturalmente, permitindo um excelente aproveitamento.

Segundo especialistas na área, as crianças que são expostas desde muito cedo a dois idiomas apresentam vantagens sobre as que falam apenas um idioma. O bilinguismo tem efeitos positivos no desenvolvimento intelectual e em outros aspectos da vida da criança. Sejam bilíngues ou multilíngues, elas obtêm excelentes resultados em seu desempenho na escola, na elaboração de testes, admissões em faculdades, e consequentemente, em suas carreiras profissionais.

Quanto mais cedo iniciar o contato com outro idioma, melhor. O aprendizado se torna natural e espontâneo por fazer parte do seu processo de desenvolvimento e é percebido como mais uma característica do ambiente a seu redor.

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Acreditar que o bilinguismo atrapalha na formação da criança é um mito. Ele não representa nenhum risco que possa acarretar danos aoprocesso de desenvolvimento linguístico, pois tudo depende da forma como o idioma é apresentado. Para que o processo alcance seus objetivos, a segunda língua deve ser apenas um fator de estímulo. Aos poucos, ela irá se familiarizando com a nova linguagem até conseguir se expressar verbalmente - sem inibições, bloqueios ou tensões, comuns em outras faixas etárias.

 

*Rosemary Paulon é diretora de Kids do Berlitz Brasil

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