Equilíbrio emocional, resiliência, empatia, otimismo, abertura a novas experiências. Eis algumas das habilidades ou competências socioemocionais, um assunto que tem dominado as discussões sobre educação. Cada vez mais, educadores e especialistas concordam que notas altas na escola não são garantia de sucesso na vida.
Esse consenso aparece em uma pesquisa mundial feita pela WISE - Forum for Education da Fundação Catar. Para os mais de 600 especialistas consultados, as competências pessoais assumirão, no século 21, um papel mais importante do que o conhecimento acadêmico no desenvolvimento e sucesso de crianças e jovens. Somente conhecendo suas emoções, os estudantes poderão ter segurança para pensar em soluções criativas na resolução de problemas, ter curiosidade, não ter medo de errar- e, principalmente, fazer tudo isso de forma consciente e leve, colaborando com os colegas para maximizar os resultados.
A questão é: como é possível identificar e estimular as habilidades socioemocionais das crianças se os professores não têm consciência das próprias emoções?
Se queremos desenvolver crianças e jovens seguros de si, livres para fazer suas escolhas, firmes para encontrar as dificuldades e ter vontade de ultrapassá-las, flexíveis e abertos a colaborar e, com essas habilidades, serem capazes de seus conhecimentos técnicos de forma eficiente e assertiva, temos que ter em mente que o professor, da mesma forma, tem que ter essas habilidades..Se ele não se conscientizar a respeito de suas emoções e dos comportamentos que decorrem delas, desenvolvendo em si as mesmas competências que esperamos que as crianças tenham, não conseguirão jamais desenvolver as crianças sob sua responsabilidade.
É exatamente nos cursos de pedagogia que esta tarefa precisa ganhar aderência, força e velocidade. Os professores precisam aprender estas habilidades fundamentais em sua formação inicial para que as dominem e adotem comportamentos produtivos a fim de orientar seus alunos nesta mesma direção.
Isso pode parecer um sonho diante da atual formação de professores neste país!Mas ao mesmo tempo pode ser uma grande oportunidade. Este é um sonho que vale a pena ser sonhado se queremos transformar o Brasil pela educação.
Não devemos ter a ilusão de que cursos de curta duração darão conta desta tarefa; embora todo esforço seja válido no sentido de correr atrás do prejuízo, esta é uma missão muito maior. O desenvolvimento de comportamentos saudáveis e positivos deve acontecer diariamente, como um atleta que vai para a academia treinar, num treino constante; como diz o Professor John Lawrence Aber, da New York University, "um treino para toda a vida".